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Origem

A análise ABC teve sua origem em estudos realizados pelo economista e sociólogo  Vilfredo Pareto que viveu entre 1848 e 1923.

Pareto estudou a distribuição de renda entre a população e comprovou que uma parte menor da população absorvia uma grande porcentagem de renda, e uma porcentagem maior da população absorvia uma percentagem menor de renda. Segundo Pareto, a relação dos percentuais era na proporção de 80% e 20%. Segundo os seus estudos, Pareto mostrou que 20% da população detinha 80% da riqueza mundial, enquanto os demais 80% detinham apenas 20% desta mesma riqueza.

No início dos anos 50, a lei de Pareto foi adequada por alguns engenheiros da General Eletric (GE), para a administração dos estoques dando início ao sistema de análise ABC.

Porque usar análise  da Curva ABC

  • Saber quais são os produtos mais estratégicos no seu negócio.
  • Mapear os produtos campeões de vendas
  • Identificar os produtos que trazem melhores resultados para a sua loja.
  • Classificar de forma apropriada as diferentes classe de produtos de uma categoria
    • Os itens da classe A são imprescindíveis, e sua falta pode ocasionar a ruptura nas vendas da empresa.
    • Os itens da classe B são importantes, porém sua falta em um período de curto prazo pode não impactar fortemente nas vendas.
    • Os itens da classe C não afetam diretamente as cadeias de consumo, porém são necessários e contribuem para o funcionamento das cadeias de forma indireta.
  • Utilizar adequadamente os recursos financeiros
  • Evitar compra e armazenamento de produtos sem a necessidade de aquisição.

O que é preciso para montar uma análise Curva ABC

Para se inciar o trabalho, é necessário uma lista dos produtos vendidos em um determinado período contendo os seguintes dados:

  • Categoria do produto – O mapeamento dos produtos deve levar em consideração a categoria que o produto pertence e a análise deve ser feita por categoria.
  • Código do produto – Este dado não é obrigatório para analise e sim desejável.
  • Nome do produto
  • Preço de custo unitário do produto
  • Preço de venda unitário do produto
  • Quantidade vendida do produto em um período determinado. – O período deve ser do tamanho suficiente para uma boa amostragem de vendas.

Para melhor entendimento, criamos uma planilha com um exemplo de análise. Você poderá utilizá-la para  fazer análise ABC de seus produtos nas respectivas categorias. Para isso, baixe e substitua os dados das colunas na cor laranja pelos seus dados e o restante do cálculo será realizado automaticamente.

A interpretação da divisão ABC é a seguinte:

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  • Produtos da classe A  – 20% do total de itens da categoria que representam 80% das vendas. Fique de olhos bem abertos para não faltar estes produtos.
  • Produtos da classe B – 30% do total dos itens da categoria que representam 15% das vendas.
  • Produtos da classe C  – Os demais 50% dos itens compõem o mix total, mas normalmente representam apenas 5% das vendas

Conclusão

Ao classificar seus produtos dentro da curva ABC, ficará clara a importância que deve ser dado a cada um dos deles de sua loja. Com esta analise podemos adaptar uma frase bem conhecida “todos os produtos são importantes mais alguns são mais importantes que outros” .

Se você gostou e quer fazer sua própria análise baixe a planilha que ajudará a desvendar seu estoque… bom trabalho

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