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O Inbound Marketing é uma estratégia que visa atrair seu cliente de forma voluntária para o site da empresa. Baseia-se na criação e no compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico. Conquistando assim, a permissão de se comunicar de forma direta, criando um relacionamento com seu cliente que pode ser duradouro, ao invés de propagandas e de interrupções que são a base do Marketing tradicional.

Na verdade, o marketing de conteúdo é muito mais antigo do que podemos imaginar. Sem perceber, diversas vezes na história tivemos iniciativas que nada mais são de marketing de conteúdo.

A MICHELIN, por exemplo, ainda no século XIX, especializada em produzir pneus para carruagens e carros, ampliou a ideia do uso de seus produtos, oferecendo motivos para as pessoas  viajarem mais. Pensando nisso, ela criou um dos mais conceituados guias gastronômicos do mundo, com mais de 400 páginas de dicas de restaurantes e pontos turísticos,  o GUIA MICHELIN.

Desta forma, as pessoas estimuladas em viajar e conhecer novos lugares e restaurantes acabariam por consumir mais pneus.

Outro Case também muito conhecido é o canal de vídeo da Blendtec, fabricante de liquidificadores, que criou em 2006 um canal no youtube, onde o seu CEO  Tom Dickson faz demonstrações do seu produto destruindo celulares e tablets no liquidificador Blentec.

Esta “brincadeira” resultou em mais de 30 milhões de visualizações ao longo destes 10 anos, com um crescimento de 700% no seu faturamento transformado-se um dos maiores fabricantes de liquidificadores. Além disso, tornou-se um ícone de mercado. Dificilmente você comprará um modelo da Blendtec no Brasil por menos de R$ 3.000,00, um preço muito superior a qualquer modelo de liquidificador que você conheça.

Por outro lado, no marketing tradicional, também conhecido por Outbound Marketing, somos impactados o tempo todo por propagandas e por anúncios pelo simples motivo de estarmos assistindo uma novela, um vídeo ou um documentário. Quem já não ficou extremamente irritado por esta intromissão alheia a sua vontade?

Pois é, o Inbound Marketing, vem para mudar este paradigma. Com ele, você deixa de atrair seus clientes para um determinado produto e passa a atraí-lo para um determinado assunto onde o relevante passa a ser o conteúdo abordado . Existem inúmeras formas de se praticar o inbound Marketing dentre elas podemos citar:

  • Publicação de posts em blog;
  • Ebooks;
  • Webinars;
  • E-mail marketing;
  • Conteúdo em Mídias Sociais;

O consumidor do século XXI, com acessibilidade cada vez maior ao mundo digital, deseja ter conteúdo de qualidade, sem interrupções e sem tratá-lo com verbos de ação. Quem toma a decisão de compra é ele próprio.

É neste cenário que o Inbound Marketing se destaca como uma ótima estratégia, pois  não é invasivo e consegue ser mais respeitoso na hora de impactar seu público. O Inbound atinge as pessoas que realmente estão interessadas na mensagem dada naquele momento, aumentando significantemente as chances de conversão.