Crossdocking ou Dropshipping

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Por mais sucesso que sua loja física tenha, certamente todos os dias você recebe ofertas ou indicações para investir também no mundo virtual. Apesar de ser realmente necessária a entrada neste novo canal (para qualquer varejo),  o sucesso neste novo ambiente requer vencer alguns desafios.

Um dos grande desafios para entrar no mundo virtual, é a administração deste novo negócio. Diferente da loja física, onde normalmente o lojista já esta familiarizado com todas as variáveis, riscos e desafios, o ambiente virtual, além de novo, tem uma forma própria e adequada de gestão, que muitas vezes em nada se parece com a gestão nas lojas físicas.

Um dos pontos mais sensíveis da operação de uma loja virtual é a definição do mix e o nível ideal de estoque para iniciar a operação. Como há uma grande incerteza sobre as vendas iniciais, há, por sua vez, dificuldade no cálculo correto dos estoques adequados.

Mesmo com um bom mix, estoques adequados e preços competitivos, não há no mundo virtual a garantia da venda, uma vez que ela somente ocorrerá se houver acessos (audiência) no site. Sendo assim, iniciar a operação com um menor nível de estoque possível, permitirá que parte dos investimentos sejam direcionados para a promoção da loja virtual visando obter a tão desejada audiência, que poderá resultar em vendas.

Com este objetivo, existem 2 formas de gestão de estoque muito conhecidas no mundo virtual, o Crossdocking ou Dropshipping. Apesar de terem dois nomes complicados, ambos tem conceitos simples e semelhantes diferenciando-se apenas na logística de entrega das mercadorias.

Crossdocking

No Crossdocking, conforme o cliente final efetua uma compra no site, o lojista solicita que seu fornecedor fature e envie o respectivo produto para sua loja, num prazo normalmente curto, para que ele possa enviar o mesmo para seu cliente.

Dropshipping

Já o Dropshipping visa estabelecer parcerias com fornecedores que permitem catalogar e vender os produtos deles em sua loja virtual, de forma que não haja mais necessidade de investimento em estoque próprio. Quando o cliente efetua uma compra, o lojista recebe o pedido e o replica para o fornecedor que, por sua vez, envia os produtos comprados diretamente ao cliente final.

Este dois modelos de gestão podem ser implementados de diversas formas. Já existe fornecedor que disponibiliza seu mix e estoque através de sistemas (webservices), para consulta, reserva e até mesmo confirmação do pedido de forma automática. Existe também fornecedores que fazem esta integração através de atualização periódica de planilha de produtos.

Como podemos ver, o sucesso de uma loja virtual depende de conjunto de fatores, que passam pela promoção do site, formas de pagamento e de entrega, mas principalmente no modelo de operação de estoque escolhido, Estoque exclusivo, Crossdocking ou Dropshipping.

A SCE sempre orienta aos seus clientes, que iniciem suas operações virtuais, compartilhando o estoque com sua loja física, permitindo assim direcionar os investimento para a promoção do site.