Como proteger suas informações digitais
Devido ao vertiginoso avanço da tecnologia nos últimos anos, os dispositivos eletrônicos acabam ficando ultrapassados rapidamente. Isso se deve a um processo conhecido como Obsolescência Programada, estratégia desenvolvida pela Indústria com o intuito de diminuir o tempo de vida útil determinado para cada tipo de produto.
Neste cenário, muitas das vezes não sabemos como nos desfazer dos nossos equipamentos eletrônicos da maneira correta e ficamos expostos a pessoas mal intencionadas que podem de alguma maneira, recuperar e utilizar nossos dados.
Algumas pessoas pensam que apenas formatar HD’s, CD’s, Pendrives, SSD, etc, é o suficiente para apagar os arquivos definitivamente, porém se enganam. Hoje, já existe no mercado diversas formas de recuperação de dados, sem grandes dificuldades. Com isso, dados sigilosos, contidos nestas mídias, acabam disponíveis para fraudes.
As informações digitais são mais vulneráveis ao furto do que as informações impressas, já que são utilizadas constantemente em aparelhos conectados a rede (internet). Por esta razão, é imprescindível ter atenção quando for compartilhar dados utilizando qualquer tipo de mídia.
Para diminuir o risco do furto de informação, recomenda-se destruir totalmente a mídia (HD’s, CD’s, Pendrives, SSD, etc) para que não seja possível a restauração da mesma. Essa prática ajuda a combater problemas como fraude, espionagem industrial, roubo de identidade, entre outros.
Por mais surreal que parece já existe empresas aqui no Brasil vendendo este tipo de solução, para clientes que não podem correr o risco de vazamento da informação. Assista ao vídeo abaixo e conheça a forma correta de destruir esses dispositivos.
Quer saber mais? Baixe este material especial gratuito.
Get Social