O pequeno e médio varejista, todos os dias se depara com novos desafios para se destacar frente a concorrência. Dia após dia, precisa desenvolver formas diferenciadas para vender seu estoque e sobreviver num mercado cada vez mais competitivo.
Neste cenário as lojas virtuais podem, sem dúvida alguma, ser uma grande oportunidade para o incremento das vendas. Entretanto, alguns paradigmais devem ser quebrados para que se tenha êxito neste novo mercado.
Diferentemente do que muitos acreditam, o desenvolvimento e implementação de um site, é apenas a ponta do iceberg, frente a todas as tarefas que precisam ser desenvolvidas para que se tenha um resultado positivo na operação virtual. Dentre esses desafios podemos citar:
- Cadastro de Produtos
- O cadastro de produtos normalmente já é uma operação crucial em qualquer sistema de automação. Sua complexidade demanda extrema atenção e dedicação para evitar problemas futuros de preço ou mesmo tributação. Imaginar que além de fazer o cadastro de produtos na loja física você necessita fazer o mesmo na loja virtual, torna-se quase que impraticável além de custoso
- Controle de Estoque
- O dimensionamento do estoque de produtos para iniciar as vendas pela internet é muito delicado. Histórico de vendas das lojas físicas, podem não atender corretamente o dimensionamento do estoque da loja virtual, devido a sensível diferença entre as operações.
- Muitas vezes o superdimensionamento de produtos pode aumentar o custo da operação, ou, por outro lado, a falta de mercadorias para entrega, podem tirar a credibilidade da loja.
- Cadastro de Cliente
- O cadastro de clientes feito no site precisa ser replicado para o sistema de emissão de nota fiscal para que se possa emitir as notas fiscais
- Emissão de NF-e
- A falta de integração entre a loja virtual com o sistema de automação da loja física, faz com que seja necessário a redigitação dos pedidos feitos pela internet.
Uma operação virtual sem integração entre as plataformas da loja física e virtual torna-se mais cara devido a duplicidade de cadastros além da duplicidade de estoque. Sendo assim, como forma de minimizar custo e tempo, acreditamos que ao decidir investir em uma loja virtual o pequeno varejista deve optar por uma solução que:
- Permita o compartilhamento de cadastro de produtos
- Possibilite o compartilhamento de estoque entre a loja física e a loja virtual de forma on-line
- Tenha uma integração com seu sistema de automação para receber os pedidos da internet
- Permita a emissão integrada da NF´e de seus pedidos
A integração da loja física com a loja virtual através de um sistema integrado, permitirá uma sensível diminuição em seu custo operacional. Desta forma, não haverá retrabalho nas operações cadastrais alem do compartilhamento do estoque, evitando assim a necessidade de compra de mercadorias visando apenas a loja virtual.
Get Social