Geralmente quando se pensa em inventários, imaginamos: mobilização de pessoal, equipamentos, loja fechada, problemas que poderão invalidar o inventário e desperdiçar todos os esforços de pessoal, tempo e dinheiro, não é mesmo?
Modelos de inventário
Hoje em dia, os inventários são realizados basicamente através de dois modelos de trabalho:
- Terceirização total do inventário – Equipe, equipamentos e sistemas terceirizados.
- Vantagem – Não desgasta a equipe interna / Não necessita de equipamentos próprios.
- Desvantagem – Equipe externa não conhece as mercadorias e tão pouco os locais mais escondidos onde elas são armazenadas / Custo da contratação / Menor compromisso com o resultado da contagem /
- Inventários realizados com soluções internas
- Vantagem – Equipe interna conhece as mercadorias e todos os possíveis “cantos” onde estão armazenadas / Menor custo de mão de obra / Maior compromisso com o resultado da contagem.
- Desvantagem – Necessidade de aquisição de equipamentos e sistemas ou contagem manual/ utilização de pouca tecnologia de contagem / falta de metodologia/desgaste da equipe interna.
Após observar as vantagens e desvantagens dos dois modelos citados acima, criamos um terceiro modelo que potencializa as vantagens e minimiza as desvantagens apresentadas.
Este modelo de inventário é um híbrido que une a vantagem de se realizar inventários com equipe interna, com a vantagem de se realizar inventários com os equipamentos, sistemas, metodologia e “know-how” de uma empresa especializada.
Utilizando coletores de dados, com sistemas de checagens que minimizam possíveis falhas, ou má fé, durante o processo de coleta, conseguimos aumentar a assertividade do processo. Desta forma o trabalho pode ser executado por funcionários tornando-os corresponsáveis por todas as atividades ligadas ao inventário e assim valorizá-los como agentes participadores deste importante processo.
Neste modelo oferecemos uma solução que é composta por:
- Coletores de dados profissionais.
- Sistemas inteligentes de coleta de códigos de barras (instalados nos coletores).
- Consultoria na fase de planejamento (***) dos inventários.
- Carga dos coletores com a lista dos códigos de barras de mercadorias ativas no estoque.
- Treinamento no manuseio dos equipamentos.
- Treinamento para auditoria de inventários.
- Suporte técnico durante os inventários
- Participação nas reuniões de avaliação dos resultados
(***) O sucesso do inventário de estoque depende do seu planejamento. Tarefas como, dimensionamento de equipamentos e equipes, roteirização do inventário, priorização de áreas e produtos, testes estatísticos são fundamentais para evitar problemas durante o inventário. Sendo assim, nesta solução, separamos um par de horas para apoiar os clientes para esta tarefa.
Um inventário de estoque nada mais é que uma fotografia momentânea do estoque. Desta forma podemos optar por fazer inventários Parciais ou Totais
Inventario Parcial
Inventário que é feito sobre uma parte do seu estoque de maneira a minimizar o esforço necessário à realização de um inventário Total. Muito utilizado, quando se quer priorizar as mercadorias segundo algum critério. A escolha destas mercadorias deve feita utilizando a Classificação ABC que as ordenará por importância, segundo a quantidade vendida e seu respectivo valor ao longo de um período.
Inventário Total
É um inventário completo de todas as mercadorias da loja. Obrigatoriamente feito a portas fechadas, tem como finalidade a implantação de um estoque inicial, ou a apuração de eventuais divergências em relação aos números apresentados no sistema de estoque. Apesar do esforço necessário para a sua execução, deve ser feito de forma cíclica, conjugado com inventários parciais entre esses ciclos, visando assim a diminuição de divergências.
Quer saber de mais detalhes das nossas experiências com este modelo de inventário?
Deixe seu contato, teremos o maior prazer em conversar com você.
Get Social