Presença Digital
Há algum tempo atrás, acreditava-se que presença digital era lugar para grandes empresas ou para os que tinham e-commerce. Com a evolução tecnológica dos últimos anos e o vertiginoso crescimento de acesso via smartphone, não ter um site já adaptado para este tipo de dispositivo influi de forma negativa para a imagem da empresa junto aos possíveis clientes.
Para fundamentar esta tese, é importante lembrar que hoje já existem mais de 120 milhões de aparelhos com conexão a internet além mais de 100 milhões de internautas ou cerca de 58% da população brasileira.
Neste cenário, uma empresa que não está inserida na internet possui menos chances de ser vista por grande parte do público que vive conectado. Desta forma, não deveria haver mais dúvidas sobre a necessidade de se investir minimamente num site para sua empresa, seja ele, corporativo ou mesmo de comercio eletrônico. Ainda assim, resolvemos criar uma lista de outros motivos que justificam a presença no mundo digital:
1 – Para ser encontrada
Se por um lado todos usam o Google para encontrar produtos e serviços, por outro, as empresas precisam aparecer para os que se utilizam desta ferramenta. Sendo assim, monte um blog corporativo, crie um site para sua empresa, adicione seu endereço no “Google Meu Negócio” e crie sua página no Facebook. São soluções simples e eficazes que certamente trarão resultados.
2 – Contar o que sua empresa faz
Sabemos que, por exemplo, a Livraria Eldorado é uma livraria pois a informação já está no seu nome. Porém, nem todas as empresas deixam claro o que fazem ou que segmento atendem através de sua razão social. Sendo assim, é importante você contar o que o seu negócio faz e quais são os seus produtos ou serviços na internet.
As redes sociais podem ajudá-lo a informar, de forma simplificada, tudo sobre sua empresa a seus possíveis clientes. Ao criar sua página no Facebook, fale sobre o seu negócio, preencha todas as informações, localização, seu horário de funcionamento, se possível publique fotos sobre seu negócio, assim de forma rápida, todos saberão o que você faz.
Depois de criar sua página nas redes sociais, passe a se comunicar com seus possíveis clientes, cative-os, desta forma, quando ele precisar de um produto ou serviço, ele lembrará de você.
3 – Conversar com seus clientes
Seus clientes são pessoas, e pessoas adoram conversar! É essa a função da internet, conectar pessoas! Esteja pronto para responder de maneira educada e inteligente. Depois de encontrar sua empresa, alguém que busca pelo seu produto quer saber mais sobre ele. Converse com seus clientes para tirar dúvidas, sugerir novos produtos e indicar modos de uso.
4 – Vender mais
Obvio, todos querem vender para crescer seu negócio. A internet é o lugar ideal para você alcançar este objetivo. Muitas vezes seus produtos ou serviços transcendem as barreiras geográficas e podem ser oferecidos em qualquer lugar. Sempre que isso ocorrer, a internet irá se tornar um grande amplificador para seu negócio.
5 – Conversar de novo
Como diria Joe Girard, mais conhecido como Tio Joe que tinha uma forma de encarar o momento da venda. Dizia ele: “A venda não acaba quando o cliente compra, ela está apenas começando…“
Lembre-se que a partir da primeira venda você já sabe muitas coisas sobre este novo cliente. Sabe o e-mail dele, suas últimas compras, forma de pagar seus gastos e limites. Utilize estas informações para vender mais vezes para ele, afinal com uma presença digital facilmente você poderá impacta-lo novamente.
Não perca mais tempo, tenha uma presença digital, ela certamente ajudará a você a expandir seus negócios.
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