O segundo semestre de 2022 terá um alinhamento único de eventos: a Copa do Mundo vai coincidir com a Black Friday. Na verdade, o primeiro jogo do Brasil será na véspera do maior evento de compras do ano. E, segundo dados divulgados no evento Google Conecta nesta terça-feira, 23, a Copa pode potencializar as vendas em diferentes momentos do semestre. “A Black Friday será um jogo que se vence no treino”, comentou Thiago Barroso, executivo de negócios do Google. A janela de oportunidade para vendas será mais longa, com interesse de compras para a Copa começando agora. Porém, é necessário acertar na estratégia dessa abordagem pelo orçamento mais apertado dos consumidores.
Confira os momentos de consumo, segundo o Google:
- Preparando a casa: até outubro, há a intenção de compra de televisão e outros eletrônicos.
- Entrando no clima da Copa: entre julho e novembro, aumenta a demanda por artigos esportivos (38%), camisas de seleções e planos de internet e de televisão.
- Se preparando para a festa: em novembro, o foco será decoração, moda e produtos de beleza e cuidados pessoais.
- Celebrando a Copa: será a vez de comprar comidas e bebidas. Nos dias dos jogos, 63% vão pedir comida por aplicativo.
Este foi um evento para Players com Alto Investimento na Plataforma, para discutirmos tendências e estratégias.
Logo no início foi deixado claro que apenas 2% das empresas conseguiram atingir o Estágio Multimomento que está ligado com a Maturidade Digital, venho falando isso a um bom tempo, da Jornada de Público e Conexão com Consumidor.
O foco é o cliente no Centro de Tudo! A empresa se moldar ao que seu consumidor deseja, mas isso só funciona quando você conhece de fato quem é seu cliente.
Empresas sem propósito ou sem uma cultura que se conectem com os consumidores serão apenas empresas que brigam por preço.
– Entenda seu Consumidor
– Pesquise sobre Ele
– Se relacione com Eles
Com a grana mais curta, os consumidores tendem a procurar novas empresas e marcas, para encontrar novas experiências.
O otimismo empurra o varejo até o Final do Ano, e com isso temos uma tendência de vender mais esse Semestre.
A jornada de compra atrelado a Black Friday e Copa já começou, com:
– Preparação da Casa: Televisão, Som, Móveis
– Entrando no Clima do Jogo: Assinatura de Internet, Camisetas
– Se preparando para Festa: Decoração, Beleza, Moda
Analisamos que ainda há demanda reprimida da população por idas aos shoppings centers. Considerado o índice do desemprego em queda mais a diminuição da inflação, acrescente os eventos Dias das Crianças, Black Friday, Copa do Mundo e Natal, teremos um segundo semestre fortíssimo para o setor.
Essa Black Friday é ANTECIPAÇÃO, ou seja, será o Jogo que se ganha no Treino!
Texto adaptado do LinkedIn