Curva ABC: como depurar melhor o seu estoque

Sabemos que a rotina de quem tem uma empresa é bastante agitada e por isso, a ideia aqui é trazer tudo o que for preciso para controlar melhor seu estoque e manter um bom fluxo de caixa. De antemão, é preciso que entenda que toda mercadoria parada é um desperdício de recursos, pois não gera nenhum tipo de renda ou lucro real. Portanto, é recomendável manter em estoque apenas o estritamente necessário.

Confira como essa ferramenta pode beneficiar sua empresa:

 O que é a curva ABC?

A curva ABC é um método criado para classificar os itens mais representativos de uma empresa com o intuito de trazer receita e lucratividade. Ao realizar constantes pesquisas, cientistas descobriram que apenas 20% dos itens de seu negócio geram 80% do retorno que a empresa necessita. Essa proporção foi denominada “Análise de Pareto”.

Portanto, ao aprender a ranquear os produtos de seu estoque você será capaz de classificá-los em três categorias: A, B e C. A primeira representa aqueles de maior valor, o da segunda de médio valor e assim por diante.

Onde aplicar

De maneira geral, em qualquer forma de agrupamento pode ser utilizada a curva ABC.. Porém, existem algumas classificações que são mais comuns. Podem ser, basicamente, de 3 tipos:

  1. classificação dos produtos – Com objetivo de melhorar o processo de compra e eliminar os produtos maus classificados
  2. classificação dos clientes – com o objetivo de criar uma política de preço  e atendimento diferenciado descobrir qual é o percentual de cada item no resultado final de seu negócio;
  3. classificação dos produtos – Com o objetivo de facilitar e diminuir o tempo para a sua localização no depósito

Neste post vamos  utilizar somente  a classificação do tipo 1, nos produtos.

Sendo assim, para iniciar, devemos inicialmente definir quais os % que iremos utilizar para  ranquear todo o seu catálogo de produtos e o período que estamos analisando

Definindo os Percentuais

  • A: – representam os itens imprescindíveis para angariar receita em seu negócio. O somatório da receita deve representar 80 % do faturamento, .Estes produtos devem representar 20% do total ofertado pelo estabelecimento.
  • B: representam os itens de média importância. O somatório da receita deve representar os 15% , do 20% finais do faturamento. Equivale a uns  30% dos produtos ofertados
  • C: Representam  os itens de menor importância. O somatório da receita destes itens representam os 5 % do faturamento total, representa cerca de 50% do que é ofertado.

Definindo o período

Feita essa classificação, será necessário definir um período para análise dessas variáveis. O correto é que o período analisado seja determinado de acordo com a frequência em que você repõe o seu estoque (semanal, mensal, trimestral – o recorte que fizer mais sentido para a realidade de sua empresa).

Vantagens

Agora que conhece a curva ABC como essa metodologia pode ajudar no controle de estoque é importante que conheça de forma clara também quais são as vantagens de aplicar isso tudo em seus negócios .

Separamos a seguir os 4 dos principais benefícios que pode trazer. Confira:

1. Estoques mais otimizados de acordo com a realidade de seu negócio

Como já citamos, estoque parado é capital imobilizado e representa perda de investimento.Portanto é imprescindível que se realize o controle do estoque e se calcule exatamente quais são os produtos que têm maior vazão, para posteriormente classificá-los dentro da curva ABC.

2. Diminuição de desperdícios

Depois de feito esse alinhamento entre estoque e demanda, será perceptível que aplicar esse método lhe auxiliará a diminuir desperdícios. Isso porque, agora que é possível saber quais produtos representam 80% de seu faturamento, a maioria dos seus investimentos serão feitos nesta direção.

Além do mais, não haverá produtos com pouca procura parados em sua loja, ocupando espaço, nem representando investimentos em vão. Algo bem legal de pensar é que, para uma PME, a melhor estratégia para obter mais lucro é enxugar gastos desnecessários por meio de uma boa gestão e não necessariamente conseguir mais clientes.

3. Investimentos estratégicos

Em consequência dos tópicos anteriores, sua empresa automaticamente fará reinvestimentos mais estratégicos. Focados na compra do que realmente importa para a saúde de seu empreendimento. Isso significa que o capital de giro necessário para abastecer o seu negócio dia a dia, semana a semana, mês a mês, será maior também — ou pelo menos será otimizado.

4. Aumento da lucratividade

Como já foi dito, uma das variáveis usadas na classificação de um item está ligada à margem de lucro que ele proporciona quando é vendido. Dessa forma, com as compras feitas de forma mais acertada e a redução dos custos com desperdícios, é seguro afirmar que a lucratividade aumenta.

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